Poliomielite (paralisia infantil).
Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Contém ainda 2-fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio Hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. Pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.
A formulação isolada só é oferecida na rede pública. No sistema privado, a vacina está disponível nas combinações hexa (DTPa-VIP-HB/Hib), penta (DTPa-VIP/Hib) e tetra bacteriana acelular infantil (DTPa-VIP) e adulto (dTpa-VIP).
Importante: em 4 de novembro de 2024, a vacina oral poliomielite (VOP) deixou de ser utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) nas doses do esquema de rotina, incluindo a do reforço aos 15 meses. A decisão foi tomada com base em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.
Intramuscular.
Nos serviços privados de vacinação: disponível apenas em apresentações combinadas com outras vacinas: DTPa-VIP/Hib e DTPa-VIP-HB/Hib (para crianças com menos de 7 anos) e dTpa-VIP (para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos). Converse com nosso atendente para entender melhor.